EMDR
O que é?
O EMDR – Eye Movement Desensitization and Reprocessing (Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares) é uma nova forma de psicoterapia, desenvolvida nos EUA no final dos anos 80 pela Dra. Francine Shapiro e hoje reconhecida pela Organização Mundial de Saúde. No início, o EMDR foi utilizado amplamente no tratamento do Transtorno de Stress Pós Traumático (TEPT) – que traz sintomas após acontecimentos traumáticos como assaltos, violência sexual, desastres naturais e outras situações de violência. Com o tempo, verificou-se que sua utilização trazia resultados positivos também para outros tipos de sofrimento emocional, como ansiedade, fobias, pânico, depressão, doenças psicossomáticas, luto e dependência química.
O EMDR baseia-se em estudos sobre o cérebro e seu funcionamento, basicamente sobre a forma com que ele armazena experiências traumáticas e difíceis, gerando um sofrimento que se mantém ao longo da vida. O tratamento com o EMDR busca obter resultados profundos e eficazes no mais curto período de tempo, através da estimulação bilateral dos hemisférios cerebrais onde estão armazenadas as lembranças dolorosas.
Indicações:
O EMDR tem resultados eficazes para pessoas de todas as idades, tanto terapeuticamente como para a otimização do desempenho em geral. Pessoas com deficiência auditiva ou visual também podem se beneficiar, visto que a estimulação bilateral pode ser ocular, tátil ou auditiva. Por levar a um reprocessamento de experiências a nível cerebral, o EMDR tem trazido resultados verdadeiros e duradouros para quase todos os tipos de sofrimento emocional.
Alguns exemplos de aplicação do EMDR:
- Todos os tipos de traumas
- Memórias perturbadoras
- Pesadelos recorrentes
- Ansiedade
- Fobias
- Pânico
- Depressão
- Luto
- Baixa auto estima
- Problemas relacionados a desempenho (relacional, sexual, no trabalho, etc)
- Bullying, experiências de humilhação, exclusão.
- Fibromialgia
- Transtorno bipolar
- Dificuldades de relacionamento
- Timidez excessiva
- Compulsões em geral
- Situações de stress pós traumático por violência de qualquer tipo: verbal, sexual, moral, acidentes de trânsito ou catástrofes.
Vantagens:
O EMDR pode ser benéfico a qualquer pessoa, de qualquer idade. As restrições para a utilização da técnica geralmente se aplicam somente a gestantes durante o primeiro trimestre de gestação. Em outros casos, como transtornos mais graves, é avaliada a situação do paciente antes de dar continuidade ao processo. A terapia EMDR utiliza-se de protocolos e escalas que são aplicados antes do início da técnica, afim de tornar segura a sua aplicação.
Veja algumas vantagens:
Rapidez e Cura
O processamento acelerado das informações traz agilidade ao tratamento. Os efeitos do EMDR são fisiológicos, ou seja, há mudanças
definitivas a nível cerebral. Os efeitos do EMDR estão comprovados por imagens de tomografia e ressonância.
Menor exposição
Por não necessitar tanto do relato verbal do paciente, e sim do reprocessamento em si, a terapia EMDR diminui a exposição que muitas pessoas preferem evitar, por cansaço ou timidez.
Rastreamento
Nosso cérebro está fisiologicamente programado para a cura, sendo assim, mesmo quando não sabemos exatamente a origem dos nossos problemas, através do EMDR é possível acessa-la através das redes de memórias.
Efeito cascata
Geralmente os efeitos do EMDR costumam se expandir para outras áreas da vida do sujeito, levando a uma melhora do bem estar e do desempenho em geral.
Saiba mais sobre o EMDR em: