O que é psicoterapia?

Psicoterapia, terapia sistêmica e terapia EMDR – tire suas dúvidas

A psicoterapia é um processo que leva ao autoconhecimento e à cura, ou redução dos sintomas que causam desconforto emocional ou psíquico. Qualquer pessoa pode beneficiar-se dela, em qualquer momento da vida, mesmo que não apresente uma dor emocional ou sintomas, mas deseje conhecer-se melhor para lidar de maneira mais adequada com as situações na vida, os relacionamentos ou consigo mesmo.

A psicoterapia deve ser orientada e realizada por um profissional de Psicologia clínica, ou de Psiquiatria que tenha formação em alguma modalidade psicoterápica. Geralmente, tanto o profissional de Psicologia como o de Psiquiatria necessitam especializar-se (fazer uma “formação”) em alguma modalidade antes de iniciarem na prática clínica, ou seja, antes de começarem a atender pessoas com a psicoterapia. São várias as linhas ou modalidades de psicoterapia. Entre elas, as mais conhecidas são a Psicoterapia Sistêmica, a Psicanálise, a Gestalt Terapia, a Terapia Cognitivo Comportamental, a Existencialista, o Psicodrama, entre outras. Cada modalidade parte de uma concepção diferente de sujeito e utiliza técnicas e ferramentas distintas – o que torna o processo muito singular em cada uma delas. Quem procura por psicoterapia deve buscar informar-se para fazer a escolha que melhor se adapte ao seu perfil e às suas necessidades no momento.

A Terapia Sistêmica procura entender o sujeito em todas as suas relações interpessoais – sejam familiares, profissionais, pessoais e na comunidade onde vive. O “olhar sistêmico” é uma maneira de observar o paciente, e ouvir a sua história, buscando informações a respeito de todas essas relações e de como se coloca em cada uma delas.

Já o EMDR é uma abordagem que independe do tipo de formação do profissional, porém só pode utilizá-la aquele que já possui uma experiência anterior significativa como psicoterapeuta e, a partir de então, complete um treinamento básico em EMDR, reconhecido pela EMDRIA , uma instituição internacional que reconhece os terapeutas formados nessa abordagem em todo o mundo. Na América Latina, a instituição responsável por certificar terapeutas EMDR chama-se EMDR Ibero America e, no Brasil, quem organiza o EMDR é a Associação Brasileira de EMDR.

Ainda existem, entre os terapeutas EMDR, aqueles chamados “terapeutas certificados”. Esse título é conferido àqueles terapeutas EMDR que completam, anualmente, determinado número de horas em supervisão com terapeutas mais experientes bem como horas de educação continuada, ou seja, cursos de aperfeiçoamento e reciclagem de conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *