O que é o EMDR e como esta técnica pode ajudar você?

O EMDR – Eye Movement Desensitization and Reprocessing, ou Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares, trata-se de uma abordagem de psicoterapia que utiliza o movimento dos olhos para curar uma série de problemas, entre eles traumas, memórias dolorosas, pânico, fobias e mesmo quadros de ansiedade ou depressão. Situações traumáticas e lembranças dolorosas costumam ser armazenadas de forma mal adaptativa no cérebro. A técnica reprocessa tais lembranças que mantêm a pessoa presa ao passado, integrando informações que se encontram separadas nos dois hemisférios cerebrais. De forma acelerada, o método ‘imita’ o que acontece com as pessoas durante a etapa do sono REM – Rapid Eye Movement, ou Movimento Rápido Ocular, momento em que o cérebro processa a informação mal adaptada.

Assim, o EMDR procura aliviar o sofrimento humano e assistir aos indivíduos e à sociedade na realização integral de seu potencial para o desenvolvimento, minimizando os riscos de dano durante sua aplicação. Para o paciente, o propósito do tratamento com o EMDR é obter os mais profundos e eficazes efeitos no mais curto período de tempo, mantendo estabilidade dentro dos sistemas familiar e social.
O EMDR foi criado nos Estados Unidos, no final dos anos 1980, pela educadora e psicóloga Francine Shapiro, e inicialmente, foi utilizado para tratar sequelas provocadas por Transtornos de Estresse Pós-Traumático, tendo sido amplamente utilizado e obtido sucesso com veteranos da Guerra do Vietnã. Atualmente vem sendo utilizado para tratar de sintomas e quadros variados, por profissionais de vários países.

 

Saiba mais em:

www.emdr.org.br

www.emdrtreinamento.com.br

www.emdria.org

Comment (1)

  • Um comentarista do WordPress Reply

    Olá, isso é um comentário.
    Para começar a moderar, editar e deletar comentários, visite a tela de Comentários no painel.
    Avatares de comentaristas vêm a partir do Gravatar.

    25 de março de 2017 at 19:43

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *